História dos Media

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2022/2023

Código: LGP20012
Sigla: HM
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ricardo Jorge Melo Nunes
Corpo docente: Celiana de Fátima Alves de Azevedo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Compreender a relevância da abordagem histórica para o estudo dos media;
- Compreender a génese e evolução dos meios de comunicação;
- Integrar o estudo de qualquer meio no respetivo contexto político, económico e social de Portugal e do mundo;
- Analisar o impacto de cada media na sua respetiva época tanto em Portugal como no mundo;
- Assinalar a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos.

Conteúdos programáticos

- A história dos media e a historiografia
- Epistemologia da História dos Media e do Jornalismo
- A imprensa dos primórdios ao século XX
- A invenção da imprensa periódica e industrial
- A imprensa de massas - Penny Press
- As agências de informação
- A publicidade
- A fotografia
- Processos de controlo de liberdade de expressão - a censura (Estado Novo)
- A rádio
- A televisão
- Novos media, novos jornalismos e novos públicos


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Tomando como base os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular, os conteúdos programáticos permitem aos alunos ter uma compreensão ampla sobre a evolução histórica dos media em Portugal e no mundo.
Pretende-se também desenvolver uma visão analítica e crítica do sistema mediático atual. Além disto, os conteúdos incluem uma abordagem aprofundada sobre as transformações e os desafios enfrentados pelos media na era digital.

Metodologias de ensino

As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos que frequentemente integram textos académicos sobre a História dos Media com a análise de exemplos práticos. Os estudantes são convidados a participar regularmente em atividades e apresentam os resultados dos trabalhos que realizam.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino prezam o equilíbrio entre a exposição de conceitos e uma participação efetiva dos estudantes por meio de exercícios e apresentações de trabalhos. O conhecimento científico sobre a História dos Media é desenvolvido por meio de bibliografia académica atualizada e através da reflexão crítica sobre conteúdos apresentados. O propósito é desenvolver um conhecimento amplo sobre a evolução do sistema mediático em Portugal e no mundo, conforme estabelecido nos objetivos da UC.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Teste de aferição: 50%
b) Trabalho em grupo: 30%
c) Atividades de participação: 20%

Regime de assiduidade

Avaliação contínua.

Bibliografia

JEANNENEY, Jean Nöel (1996). Uma História da Comunicação Social, Lisboa: Terramar.
CABRERA, Ana (Ed) (2011). Jornais Jornalistas e Jornalismo. Século XIX-XX. Lisboa: Livros Horizonte.
CABRERA, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa Livros Horizonte.
CÁDIMA, Francisco Rui (2009) Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI.
MCLUHAN, Marshall, (1977) A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo, 2ª ed. S. Paulo: Companhia editora Nacional

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